terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Nosso Parabéns a Duterval Jesuka



Janeiro é mês de comemorações em Camarões,  Nigéria e no Haiti. Aliás o Haiti nos deu o Duterval, que está de parabéns. Ele foi selecionado para uma bolsa de Mestrado pelo acordo firmado entre  a Organização dos Estados Americano e o Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras ( OEA/GCUB). Foram 650  bolsas de mestrado e doutorado, disputadas por mais de 4500 estudantes  oriundos dos países das américas ( exeto o Brasil).  Ele irá  cursar o mestrado em administração (concentração em finanças internacionais) na UF de Uberlândia. As aulas começarão no dia 5 de março. 

Seu plano futuro é ir até o doutorado para poder voltar e ensinar nas universidades públicas e privadas no Haiti. Segundo o Duterval, a passagem dele  pela CBA foi importante para sua experiência e currículo e um dos fatores positivos para ele ser selecionado para a bolsa. PARABÉNS e muito sucesso na sua nova etapa de vida.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Seminário debate saúde da população negra do Pará

"Foi realizado, nesta quarta-feira (13), no auditório da Casa Civil, o segundo dia do II Seminário de Saúde da População Negra, organizado pelo Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo (Nupinq) do governo do Estado, em parceria com a Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Sespa foi representada pela diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre; e pela coordenadora estadual de Nutrição, Rahilda Tuma.
 coordenadora do Nupinq, Adelina Braglia, informou que o objetivo principal do evento é fazer com que as ações isoladas de governo a favor da saúde da população negra sejam integradas e passem a configurar uma Política Pública de Apoio à Saúde da População Negra, porque existem doenças com incidências mais graves nessa população do que na população branca, como é o caso do diabetes, da hipertensão arterial e especificamente da anemia falciforme. “Sabemos que já existem ações desenvolvidas pela Sespa e Hemopa, por exemplo, que precisam ser integradas e fortalecidas”, disse Braglia."








Saiba mais em <http://www.saude.pa.gov.br/2017/12/13/seminario-debate-saude-da-populacao-negra-do-para/>

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

INFORMAÇÕES SOBRE O COLÓQUIO NO DIA 05/12

Informamos que devido a paralização dos técnicos da UFPA, o I Colóquio de Estudos Africanos e Diaspóricos foi remanejado, NESTE DIA 05/12, PARA O LABORATÓRIO DE ANTROPOLOGIA Arthur Napoleão Figueiredo - LAANF (Prédio atrás do IFCH), ao lado do Auditório Setorial Básico, Campus Setorial Básico, com entrada pelo 2º portão da UFPA, no Guamá. É necessário que ao chegar ao 2º portão os participantes do colóqui se identifiquem para sua entrada na UFPA seja autorizada e para que sejam orientados acerca da localização do espaço de realização do evento.

A mudança tem caráter extraordinário e amanhã, dia 06/12, a programação segue normalmente no auditório do ICEN.

Labels