segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Campus Universitário do Tocantins receberá visitas de professores da Universidade de Cabo Verde


Em virtude de uma parceria entre o Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o CUNTINS começará a receber visitas de professores estrangeiros. O coordenador do Mestrado de Integração Regional Africana (MIRA), professor Odair Varela, será o primeiro a conhecer o campus, entre 26 e 30 de novembro. Logo depois, será a vez da diretora da Cátedra Amilcar Cabral da Uni-CV, professora Eurídice Monteiro, entre 7 e 9 de dezembro. Como parte do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), as visitas incluirão palestras, aulas e atividades com a comunidade acadêmica.
Programação - Para facilitar a aclimatação, o professor cabo-verdiano chegará no domingo, 26, um dia antes de iniciar o roteiro da visita. A programação começará às 9h, com a ministração de uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). No dia 28, além da aula, o professor também se reunirá com participantes do PPGEDUC e demais membros da comunidade acadêmica do CUNTINS. Na quarta-feira, ocorrerá a roda de conversa “Racialismos e Africanidades: um diálogo Brasil-Cabo Verde”, e o exame de qualificação no PPGEDUC. No último dia, o professor continuará com a disciplina do PPGEDUC e visitará Comunidades Ribeirinhas de Cametá.
Após a primeira visita, em dezembro chegará a diretora da Cátedra Amilcar Cabral da Universidade de Cabo Verde, professora Eurídice Monteiro. A diretora estará presente para solidificar a construção de um projeto de Cooperação Internacional. Assim como foi realizado pelo professor Odair, a visita de Eurídece também incluíra a ministração de disciplina no PPGEDUC. Além disso, a programação será composta por uma reunião com professores e coordenadores do Campus e do PPGEDUC. No dia 7, será realizada a roda de conversa “Educação Superior e Cooperação Sul-Sul” e, no dia 09, a diretora da Cátedra Amilcar Cabral volta para Cabo Verde. Leia a programação completa aqui.
Importância - A visita é importante para fortalecer e qualificar a parceria entre a UFPA e a Uni-CV, além disso, melhora a graduação e a pós-graduação no interior da Amazônia. Dessa forma, com a fortificação do PPGEDUC, ocorrerá um desenvolvimento loco-regional na qualidade para a Capes. Nas duas visitas, além do PPGEDUC e CUNTINS, articulam-se ações também dos dois pesquisadores estrangeiros com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), ligado ao Núcleo de Educação Básica da UFPA (NEB), com o apoio da Casa Brasil-África.
Antecedentes - Com parcerias crescentes desde 2009, a cooperação entre as universidades foi firmada com o objetivo de melhorar a internacionalização e o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu da UFPA. Além da visita, essa parceria resultou no PACI, na construção de Mestrado em Segurança Pública e em lançamentos conjuntos de livros.
Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Portal Campus do Tocantins/Cametá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels