quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Quadrinhos Africano Pai D’égua é tema de debate nesta quinta, 02

A história em quadrinhos Africano Pai D’égua, projeto desenvolvido pela Casa Brasil-África da UFPA, é o tema da palestra a ser ministrada nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, na 3ª edição da Semana do Quadrinho Nacional. Em parceria com a Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a obra aborda questões raciais de forma instrutiva, proporcionando à comunidade acadêmica, entre outros aspectos, um olhar inclusivo à cultura afro-brasileira. O evento ocorre a partir das 18h30, na Biblioteca Pública Arthur Viana, no 3º andar da Fundação Cultural do Pará, o Centur, na avenida Gentil Bittencourt, Batista Campos, Belém.
O evento iniciou-se na última segunda-feira, 30 de janeiro, e está promovendo diversas atividades, como oficinas, palestras e bate-papos com desenhistas, cartunistas, ilustradores e quadrinistas locais. A programação é gratuita e aberta ao público.
Palestra - Com início marcado às 18h30, os realizadores do projeto apresentarão ao público as principais características da história em quadrinhos, assim como sua criação. Outro tópico a ser abordado será o uso dos quadrinhos em projetos educativos, evidenciando maneiras divertidas e joviais de instruir e democratizar o currículo escolar.
“Inicialmente, nós entrevistamos alunos africanos da UFPA, cada um falando sobre seu país. A linguagem em quadrinhos pode atender diversas funções, como educação e comunicação. Como linguagem ela ultrapassa a questão do entretenimento”, ressalta o professor Ricardo Harada.
A UFPA investe, desde 2015, nesta linguagem diversificada. Outros projetos, como o Guia de Orientação Acadêmica e Ensinando a Prevenir o Câncer de Pulmão e de Colo Uterino também fazem parte da coletânea em quadrinhos lançada pela Federal Paraense.
Diversidade - A Semana do Quadrinho evidencia, nesta edição, as diversas funções, as quais as histórias em quadrinhos podem apresentar. “Dentro dos quadrinhos de ficção há inúmeros ramos que precisam ser conhecidos, como quadrinhos conceituais poéticos, e até linguagens visuais baseadas em costumes diferentes, como é o caso do Mangá”, conta. 
Equipe - O projeto é coordenado pelo professor Hilton Pereira da Silva e tem o roteiro e seu projeto gráfico assinado pelo professor Ricardo Harada Ono. Os desenhos foram criados pelo produtor de quadrinhos e desenhista Volney Nazareno, com a equipe de coloração formada por Eliezer França do Aido, que também assina a arte final, e Moaccyr Kalley Pinheiro Costa. A revisão final foi realizada por Marcelo Galvão Baptista e Sílvio Augusto de Oliveira Olanda.
Serviço:
Projeto Africano Pai D’égua, da UFPA, é tema de palestra na Semana do Quadrinho Nacional.
Data e horário: Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2017, a partir das 18h30.
Local: Biblioteca Pública Arthur Viana, no 3º andar da Fundação Cultural do Pará, localizada na av. Gentil Bittencourt, 650, bairro Batista Campos.
Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Ilustrações: Divulgação
Publicado em: 01.02.2017 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels