quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Prointer realiza programa de acolhimento de estudantes estrangeiros

Estudar em outro país é uma escolha muito desafiadora. Contar com alguém que possa ajudar o estudante nesse período inicial de sua vida no exterior é de fundamental importância. Por isso a Diretoria de Mobilidade Acadêmica Internacional (MAI), vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), abre inscrições para quem deseja ser padrinho ou madrinha de um estudante internacional.
Podem candidatar-se para receber alunos estrangeiros: estudantes de graduação ou de pós-graduação; servidores técnicos e docentes vinculados à Universidade Federal do Pará. Os interessados devem fazer seu cadastro na MAI e, à medida que os estudantes forem chegando, os padrinhos e as madrinhas serão convocados. Os padrinhos e as madrinhas devem possuir domínio intermediário da língua do estudante, a fim de facilitar a comunicação com os novos afilhados. A inscrição no programa de padrinhos/madrinhas tem duração de um ano, uma vez que a UFPA recebe estudantes oriundos de diferentes países ao longo de todo o período letivo.
Funções dos padrinhos - Os novos padrinhos devem auxiliar seus afilhados e explicar questões como a localização da UFPA; linhas de ônibus que dão acesso ao Campus do Guamá; como se mover no campus; localização da Reitoria, da Prointer, do CIAC, do Restaurante Universitário, entre outras.
Também é muito importante que os padrinhos/madrinhas auxiliem em relação ao seu registro e documentação na Polícia Federal, já que o estudante deverá comparecer à PF no prazo máximo de trinta dias após sua chegada ao Brasil, para regularizar sua situação como estudante.
Sugestões - De acordo com a professora Marília Ferreira, coordenadora da MAI, é aconselhável que o novo padrinho incentive o estudante a falar português. “Eles precisam aprender a língua do país para acompanhar as aulas, fazer novas amizades, tornar-se mais independente, bem como sentir-se mais seguro para realizar as suas atividades”, explica.
Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Mobilidade Acadêmica Internacional por meio do e-mail mai.ufpa@gmail.com ou pelos telefones (91) 3201-7211 / 3201-7330.
Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom – Alexandre Moraes
Publicado em: 15.02.2017 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels