quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Casa Brasil África discute Ciência e Tecnologia de Angola

A Casa Brasil-África (CBA) da UFPA realizou, nesta terça-feira, 24 de janeiro, a palestra Angola e suas Estruturas de Ciência e Tecnologia na Contemporaneidade, ministrada pelo professor doutor Alfredo Buza, do Instituto Superior de Educação (ISCED) de Luanda e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) de Angola. O evento contou com a presença de autoridades da instituição, assim como de professores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. A programação ocorreu no miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), localizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA.
Participações - Estiveram presentes ao evento o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Mendes; a coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM), professora Marilú Campelo; e o coordenador do PPGA, professor Diogo Costa.

Programação - A abertura foi marcada pela exibição de um documentário, produzido em parceria com o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (Lebios) da UFPA e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o qual retrata o trabalho desenvolvido pela parceria entre Brasil e Angola, por meio do Projeto ECOSS, relacionado à educação de jovens e adultos naquele país.
Logo após, o vice-reitor Gilmar Mendes falou sobre a importância do diálogo entre a UFPA e os países. “Nós, da administração s
uperior da Universidade, queremos trabalhar a universalidade da UFPA. Além disso, o nosso compromisso com os países africanos tem sido o foco central. Nos próximos quatro anos, nós pretendemos nos aproximar, cada vez mais, desses países, com o intuito de fortalecer nossa cultura e dar visibilidade aos intercambistas aqui, da Universidade”, declarou.
Palestra - Após as apresentações iniciais, o professor Alfredo Buza ministrou a palestra Estruturas de Ciência e Tecnologia na Contemporaneidade. Estudantes de diversas áreas do conhecimento, como Geografia, Ciências Sociais e Biomédicas e da Saúde, puderam entender melhor a estrutura geopolítica e econômica do continente africano e seus principais países, além de conhecer o sistema de ciência e tecnologia em Angola.
Em seguida, ocorreu um debate sobre o conteúdo abordado e a possibilidade de cooperação entre as instituições angolanas e brasileiras, em especial a UFPA, mediado pela professora Jacqueline Serra-Freire, do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (ELOSS) e da Unilab.
Internacionalização - A palestra faz parte de um ciclo de atividades realizadas pela Casa Brasil-África durante o ano. O professor doutor Hilton P. Silva, coordenador da Casa, ressaltou a importância dessas programações. “Os nossos estudantes precisam conhecer a diversidade que existe dentro da universidade, com a forte presença de alunos estrangeiros, e também se preparar para a internacionalização da Instituição conhecendo a realidade de outros países”.
Atualmente, a UFPA recebe cerca de uma centena de alunos africanos, naturais de 18 países, além de diversos latino-americanos e da América Central. Segundo o professor, “nós temos muitas oportunidades de cooperação a
cadêmica ou profissional, é importante que os estudantes entendam que nada os impede de buscar o mercado de trabalho em outros países. Esta é uma atitude essencial, pois amplia a internacionalização da UFPA, seja no âmbito da recepção, seja no envio de acadêmicos, objetivando a participação nas ações desse mundo mais globalizado” concluiu.
Próximo evento - No dia 6 de fevereiro, às 10 horas, será a vez da professora doutora Juliana Canga ministrar a palestra intitulada Educação em Angola: realidade, desafios e perspectivas. O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA, Campus Profissional.
Para mais informações, acesse aqui o Blog Casa Brasil-África.
Texto: Edielson Shinohara - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes
Publicado em: 24.01.2017 18:00

Um comentário:

  1. Como faço p/ participar da palestra da Prof. Juliana Canga???

    ResponderExcluir

Labels