quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Bolsista da CBA defende TCC sobre a situação dos alunos do PEC-G e os desafios do acolhimento na UFPA

No dia 3 de janeiro, às 15h30min, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, o bolsista da CBA Henrique Vieira Moreira, e sua colega Marilia Furtado Ferreira, ambos da Faculdade de Serviço Social, apresentaram seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “OS ESTUDANTES DO PEC-G, SEU ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFPA”. O TCC teve orientação do Prof. Dr. Jean François Deluchey e participaram como membros da banca examinadora o Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva e a Profª Msª Tamara Munhoz Aguirre. A pesquisa, que foi conduzida com 72 estudantes estrangeiros, assim como o TCC “CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ”, da graduanda Cristal Marly Machado Torres, da Faculdade de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde, que foi defendido em 2016 e teve como orientadora a Prof. Msc. Ana Lúcia da Silva Rezende, demonstra o compromisso da CBA em apoiar análises sobre esta importante parte do alunado da Universidade. Ao final da apresentação, os mais novos Assistentes Sociais receberam o conceito Excelente. Parabéns!
A seguir os resumos dos dois TCCS recentemente defendidos sobre os alunos do PEC-G.


OS ESTUDANTES DO PEC-G, SEU ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFPA
Henrique Vieira Moreira, Marilia Furtado Ferreira
https://scontent.fbel1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/14572286_979861875469119_5444765738928466071_n.jpg?oh=fe01d082725944a209daece2c371e206&oe=58DE155AO trabalho aborda a situação na Universidade Federal do Pará (UFPA) dos alunos do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), que é uma das mais antigas políticas de relações exteriores do Brasil no âmbito da educação. Em cinco décadas de existência do programa, o fluxo migratório de estudantes estrangeiros oriundos dos países parceiros, fundamentalmente América Latina e África, aumentou exponencialmente. Esse fato permitiu o desenvolvimento de diversas comunidades estrangeiras nas universidades brasileiras que participam do programa, que têm impactos potencialmente diversos nas instituições. Porém, pouco ainda se conhece sobre a realidade destes estudantes no Brasil e mesmo em seus países de origem. Este trabalho apresenta o perfil de uma amostra representativa da comunidade dos alunos PEC-G presentes na UFPA. Os dados foram analisados a partir da tabulação de informações registradas na planilha de cadastro socioeconômico implementada pela Casa Brasil-África (CBA) desde 2014 e de formulários preenchidos pelos estudantes ingressantes na instituição. O trabalho também apresenta algumas das principais demandas específicas da comunidade PEC-G, levantadas através das atividades do estágio em serviço social na CBA e, demonstra a necessidade de desenvolvimento e institucionalização do acolhimento e acompanhamento dos alunos internacionais como política da universidade, para profissionalizar o processo, visando responder as demandas. Por fim, é apresentada a contribuição do trabalho relacionado ao estágio na formação profissional em serviço social.

CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA ESTUDANTE-CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ
Cristal Marly Machado Torres
A integração de pessoas de diferentes nacionalidades e culturas no Brasil, tem se tornado cada vez mais intensa, sendo por razões políticas, sociais, econômicas, catástrofes naturais, ou por meio de programas de educação superior desenvolvidos por parcerias entre governos. Nesse sentido, os estudantes universitários internacionais que vêm para o Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tornam-se um grupo de grande importância, por seu envolvimento com a educação e a cultura de outro país (Brasil). O objetivo deste estudo foi conhecer as condições de saúde e nutrição dos discentes estrangeiros inscritos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no município de Belém-Pará. É um estudo transversal realizado com 40 alunos que fazem parte desde programa. As variáveis estudadas foram: antropométricas e sóciodemográficas. Os dados coletados foram compilados e armazenados em um banco de dados do programa Epi Info, versão 6.04d. Por se tratar de estudo que envolve seres humanos foi submetido ao Comitê de ética do Instituto de Ciências da Saúde. Dos quarenta estudantes que fazem parte da pesquisa 65% são do gênero masculino, 87,5% dos alunos são de origem africana, 92,5% são estudantes de universidades públicas, prevalecendo aqueles que recebem auxilio do governo brasileiro e da família (37,5%). Quanto ao estado nutricional prevaleceu eutróficos (60%) seguido do sobrepeso (32,5%). Foi aplicado o teste Qui Quadrado cujo resultado para gênero em relação ao estado nutricional não foi significante (p <= 0,9461). Os estudantes estrangeiros são na maioria do sexo masculino e de origem africana, predominando como fontes de renda o auxilio do governo brasileiro e de seus familiares.

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