terça-feira, 22 de novembro de 2016

Casa Brasil-África Organiza atividades dentro e fora da UFPA durante o Mês da Consciência Negra

Neste mês se comemora em todo o país o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data em que, de acordo com historiadores, morreu Zumbi do Palmares, no ano de 1695. Esta data é alusiva a toda a resistência, resiliência e as lutas dos negros e
negras do país contra a opressão e a discriminação racial. O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Este ano a CBA e os estudantes africanos e quilombolas estão engajados em uma série de atividades no Campus da UFPA, em escolas do bairro do Guamá e no quilombo do Abacatal.

Na sexta feira, dia 11/11 foi abertura oficial das atividades da “Rua de Leitura” evento organizado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca do Guamá, em parceria com a Casa
Brasil-África (CBA), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH),
o Centro de Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), o Fundo das Nações Unidas para a
Infância (UNICEF) e as escolas Barão de Igarapé-Miri, Frei Daniel e Maria Luiza, do
bairro do Guamá. Este ano a programação tem como tema “Construindo Identidade:
Conhecer para Respeitar Nossa Ancestralidade” e se estende até o dia 19, quando ocorrerá a culminância em um grande evento aberto a todo o público de Belém na Praça Benedicto Monteiro, no centro do Bairro.

Ao longo da semana a CBA organizou a realização de oficinas nas escolas sobre brincadeiras africanas e sobre literatura africana de língua portuguesa, apresentou exposições sobre países e líderes africanos no espaço cultural Nossa Biblioteca, com material produzido pelos estudantes do PEC-G da UFPA, e participou de oficinas sobre racismo e sobre culinária africana.


No dia 16/11 teve a roda de conversa sobre O RACISMO A FLOR DA PELE na escola EEF Barão de  Igarapé e a oficina de perspectivas sobre Literatura Africana de Língua Portuguesa.
No campus da UFPA, ocorreu no dia 17/11 (quinta-feira), às dez horas, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), uma palestra aberta ao público da Dra. Elizabeth Coutinho, Diretora de Documentação e Edições da Universidade de Cabo Verde sobre a “Rede de Estudos Ambientais de Língua Portuguesa (REALP): Contexto e Iniciativas”. A palestra foi mediada pela Profa. Dra. Jacqueline Serra-Freire, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Ao longo da semana a Dra. Elizabeth teve também reuniões com o Pró-reitor de Relações Internacionais e com a direção da Editora da UFPA, para discutir possibilidades de ampliação das cooperações entre a Uni-CV e a UFPA, além de encontros com alunos e colegas cabo verdianos da comunidade da Universidade.
 

 
No dia 19, à partir das 17 horas, os estudantes de diversos países participaram da programação de encerramento da semana promovendo um desfile de moda africana e apresentação de dança de alguns países da África. O objetivo dessas atividades é contribuir para que os paraenses conheçam mais sobre o continente africano e sua enorme socio-biodiversidade, e possam valorizar suas raízes ancestrais.

Encerrando as atividades de novembro, a CBA foi convidada a participar, no dia 27/11, do Dia da Beleza Negra, na comunidade quilombola de Abacatal, em Ananindeua.





FONTE:casabrasilafrica



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels