sexta-feira, 20 de maio de 2016

UFPA recebe os novos alunos em mais uma edição da Semana do Calouro

Os calouros da Universidade Federal do Pará (UFPA) serão recepecionados em mais uma edição da Semana do Calouro, que começa nesta quinta-feira, 19, e segue até sexta-feira, 20. Neste ano, o tema do evento é “Ciência, poder e responsabilidade” e vai contar com ciclo de palestras, trote solidário, programação cultural e premiação dos primeiros colocados no listão do Processo Seletivo (PS) 2016 da UFPA. A partir do dia 23 de maio, cada faculdade vai fazer sua semana de recepção ao calouro, nos respectivos institutos.
O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Discentes (Cadis) e da Diretoria de Apoio à Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Comissão Organizadora: Núcleo de Inclusão Social (NIS), Diretoria de Assistência Estudantil da Proex, Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Comissão de Coleta Seletiva, Casa Brasil África, Assessoria de Comunicação (Ascom) e Faculdade de Educação.
Abrindo a programação, a partir das 14h, desta quinta-feira, 19 de maio, no Ginásio de Esportes da UFPA, ocorrem apresentações culturais, seguidas pelas boas-vindas do reitor interino da UFPA, Horácio Schneider,  e dos pró-reitores; depois, vão ser entregues os prêmios para os primeiros colocados no PS 2016 e será realizado o encerramento, com programação cultural.
No dia 20, a partir das 8h20, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), será promovido o ciclo de palestras com os temas “Mobilidade Estudantil”, “Programas de Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras”, “Oportunidades de intercâmbio internacional, “Política de Assistência Estudantil” e “Orientações sobre o Portal da Biblioteca”, além de apresentações culturais.
Oportunidades – A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Maria Lúcia Harada, destaca que a programação é uma forma de apresentar a UFPA aos novos estudantes e mostrar as oportunidades que a Instituição oferece para que os calouros iniciem as atividades no ambiente universitário. Em relação ao tema da programação, a pró-reitora afirma que, “quando relacionamos ciência, poder e responsabilidade, pensamos sobre a qualidade do tipo de conhecimento no sentido social e ambiental, e o poder que esse conhecimento tem para impulsionar o desenvolvimento local e regional.”
Trote – Para incentivar as práticas que buscam conduzir a sustentabilidade no ambiente universitário e fora dele, a Comissão de Coleta Seletiva da UFPA, a Prefeitura do Campus, a Proeg e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) promovem o trote solidário e sustentável “O papel do calouro”, que se realiza por meio da doação de cadernos, apostilas e outros papéis sem condições de reutilização, usados pelos calouros durante o processo de estudo para o vestibular. (Saiba mais)
As datas para a entrega do material são 19 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, e nos dias 20, 23, 24 e 25, das 8h30 às 12h, no caminhão da Coleta Seletiva Solidária, que estará estacionado ao lado do CEBN, Campus Básico da UFPA.
Consciência - Os calouros podem participar, também, das atividades que ocorrem no Espaço Itec Cidadão da UFPA, local que abriga os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara e foi desenvolvido para o exercício da consciência cidadã e educação ambiental. O Espaço Itec Cidadão fica localizado no Campus Profissional da Universidade, próximo à ponte sobre o Igarapé Tucunduba. As atividades ocorrem no horário das 8h às 16h.
Serviço:
>>>Programação especial de recepção dos calouros 2016 da UFPA
19 de maio, a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da Instituição, e dia 20 de maio, a partir das 8h20, no CEBN.
>>>Trote solidário “O papel do calouro”
19 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, e nos dias 20, 23, 24 e 25 de maio, das 8h30 às 12h, no caminhão da Coleta Seletiva Solidária que vai estar localizado ao lado do CEBN.
Confira aqui a programação.
Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels