sexta-feira, 13 de maio de 2016

Evento debate a "A África no Guamá: Leituras sobre identidade"


O Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECBN), em parceria com a Escola Frei Daniel, a Escola Barão de Igarapé Miri e a Casa Brasil-África da UFPA, promove a semana de debates e oficinas “A África no Guamá: Leituras sobre identidade e liberdade na Amazônia”. O evento acontece entre os dias 9 e 13 de maio, com ações a partir das 9h, nas duas escolas e na Casa Brasil-África da UFPA, todas localizadas no Guamá. A programação completa pode ser encontrada aqui.
A programação tem como público-alvo alunos e servidores das escolas do Guamá, além dos diversos grupos que frequentam o ECNB. Nesta sexta-feira, último dia de programação, será a culminância das atividades, que acontecerão na Praça Benedicto Monteiro, a partir das 17h, com comidas africanas e caribenhas, DJs, desfiles etc.
O objetivo da semana de debates e oficinas é chamar atenção para os desafios de se enfrentar todas as formas de racismo e a discriminação, ainda muito presentes na sociedade brasileira. “É importante para os alunos e professores brasileiros, pois os ajuda a valorizar sua ancestralidade africana e eliminar estereótipos e preconceitos, e é importante para a Universidade, que ‘mostra a sua cara’ e contribui por meio de seus alunos e professores para enriquecer a educação no ensino fundamental e médio.”, comenta o professor doutor Hilton Pereira da Silva, coordenador da Casa Brasil-África.
Parceria - Segundo o coordenador da Casa Brasil-África, a parceria entre as duas escolas, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca e a Casa Brasil-África da UFPA é uma forma de a Universidade contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A UFPA conta, atualmente, com cerca de 80 alunos africanos e caribenhos, oriundos de mais de 15 países diferentes.
“Esta programação é muito importante para os nossos alunos africanos, que têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a realidade brasileira, praticar o Português, já que muitos são francófonos e anglófonos, e compartilhar sua cultura com os alunos e a comunidade guamaense,” justifica o professor Hilton Pereira.
CBA – A Casa Brasil-África foi proposta pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônicos junto com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPA (NEAB), e criada pela Portaria nº 3313/2006.  A Casa é fruto direto das lutas da década de 1980 do Movimento Negro Unificado (MNU) e da Conferência da Organização das Nações Unidas realizada em Durban, África do Sul, em 2001, contra o preconceito e o racismo, que, posteriormente, originaram os NEABs, que trouxeram para o seio da Universidade novas perspectivas sobre a África e a herança africana no Brasil.
A CBA participa da programação por meio da promoção de oficinas de danças, brincadeiras, moda e jogos africanos, realizados pelos próprios estudantes africanos do Programa Pec-G da UFPA. A Casa também promove conversas e exposições multimídia sobre discriminação e diversos aspectos do continente africano, visando instrumentalizar os professores e as escolas para a efetiva implementação da Lei 10.639/03.
ECNB – O Espaço Cultural Nossa Biblioteca é um parceiro da UFPA, na promoção e no fomento à educação profissionalizante no bairro Guamá. A iniciativa integra um dos objetivos do Programa Trópico em Movimento da UFPA, criado como forma de contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido, por meio da educação nos meios rural e urbano. Entre as atividades do ECNB, estão o incentivo à leitura, além da promoção de atividades socioculturais, como oficinas de dança, literatura, teatro, bem como atividades desportivas, como futsal, natação e capoeira.
Serviço:
Semana de debates e oficinas “A África no Guamá: Leituras sobre identidade e liberdade na Amazônia”
Data: 9 a 13/05/2016
Horário: das 9h às 11h e das 15h às 18h
Local: ECNB, Escola Frei Daniel e Escola Barão de Igarapé Miri, todas no Guamá.
Programação completa: disponível aqui.
Texto: Lucas Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels