sexta-feira, 4 de março de 2016

UFPA faz cadastro de calouros PcDs, indígenas e quilombolas

A Universidade Federal do Pará considera enriquecedora a convivência respeitosa com a diversidade e as diferenças, sejam elas linguísticas, culturais, físicas, sociais ou religiosas. Por isso o Núcleo de Inclusão Social (NIS), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Proeg), convoca os calouros aprovados no PS 2016 como pessoas com deficiência (PcDs), indígenas e quilombolas para realizarem seu cadastro, a fim de receberem atendimento de qualidade, de acordo com as suas necessidades específicas, ao longo de suas trajetórias acadêmicas.
Como fazer - As Instituições de Ensino Superior são importantes agentes de transformação por terem a responsabilidade de promoção de princípios éticos e de desenvolvimento social equitativo e sustentável, que resultem na produção e transmissão de saberes e na formação de profissionais. Dessa forma, o NIS solicita que os ingressantes PcDs, com transtornos e altas habilidades acessem este link ou, no caso de indígenas e quilombolas, acessem este outro link . É necessário preencher e enviar o formulário eletrônico, para que a equipe possa identificar o público-alvo a ser atendido e o tipo de acessibilidade necessária para a permanência com sucesso na Universidade.
“Esta divulgação está sendo feita para que o NIS dê o suporte necessário para o maior número possível de alunos da UFPA: PcDs, com transtornos funcionais específicos, com transtornos do espectro autista e com outros tipos de transtornos; indígenas e quilombolas que iniciarão seus cursos no ano de 2016”, explica a coordenadora do Núcleo, Rosilene Prado.
Sobre o Núcleo de Inclusão – O NIS atende alunos com deficiência, transtornos, altas habilidades, indígenas e quilombolas. O Núcleo tem como missão contribuir para a implementação de políticas acessíveis no âmbito da UFPA, no intuito de garantir a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, de comunicação, de informação e acesso às tecnologias assistivas e pedagógicas para esse público. Atualmente, o NIS atende 55 alunos, entre os quais, estão: 19 com deficiência visual; 7 com deficiência auditiva; 17 com deficiência física; 4 com deficiências múltiplas; 3 autistas; 3 com dislexia e TDAH; 2 com outros tipos de transtornos.
Serviço:
Cadastro de pessoas com deficiência (PcDs), indígenas e quilombolas no Núcleo de Inclusão
Como fazer: Os ingressantes devem acessar aqui.  No caso de indígenas e quilombolas, acessar este link. É necessário preencher e enviar o formulário eletrônico.
Mais informações pelo fone (91) 3201-7673 ou pelo e-mail proegnis@gmail.com.
Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos

Publicado em: 02.03.2016 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels