segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FOTOS DAS ATIVIDADES DO MES DE NOVEMBRO



                                                   
O Mês da Consciência Negra e as atividades da CBA

O mês de novembro é tradicionalmente palco de inúmeras manifestações de entidades e movimentos sociais ligados aos afrodescendentes e à consciência.
Nós da Casa Brasil-África da UFPA também temos orgulho em contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre o continente africano na Amazônia, para a implementação da Lei 10639 e para a promoção de uma sociedade mundial livre de todas as formas de racismo, xenofobia e exploração.
Nossas atividades realizadas no mês passado foram iniciadas com a abertura, no dia 3, da Exposição Fotográfica Multiplos Olhares, uma parceria entre a CBA e o Museu Paraense Emílio Goeldi, que trouxe as belezas do trabalho da pesca artesanal em Moçambique para a Galeria César Leite, no Vadião. A exposição foi um grande sucesso e se estendeu até o dia 1/12 (http://casaafricabrasil.blogspot.com.br/2015/10/multiplos-olhares.html).
No dia 12 de novembro, um grupo de 20 alunos africanos e brasileiros, de diversos cursos, foi convidado pela CBA a fazer uma visita à comunidade quilombola do Abacatal, em Ananindeua. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e a dura realidade dos descendentes dos escravos, e também de compartilhar com crianças, jovens e adultos quilombolas conhecimentos sobre seus países de origem, tirar dúvidas sobre como é a vida do outro lado do Atlântico, e conversar com outros jovens universitários sobre quais são as perspectivas e os sonhos daqueles que vem ao Brasil estudar. Agradecemos aos moradores do Abacatal pela calorosa recepção ao grupo da CBA
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a CBA mobilizou um grupo voluntário de alunos africanos para participar da Semana da Consciência Negra e Morte de Zumbi, realizada pela Escola de Aplicação da UFPA visando a valorização da Cultura Negra. Os alunos africanos da UFPA participaram de uma palestra/roda de conversa com o estudantes do Ensino Fundamental II, coordenada pela Profa. Gisele Souza, no Auditório do Ensino Médio. A conversa teve como objetivos desmistificar o Continente Africano, que a mídia retrata somente através da fome e conflitos étnicos. Foram falas de jovens voltadas para jovens, retratando uma África vibrante, com economia crescente, grandes metrópoles e com muita disposição para estudar e empreender.
A última atividade voltada para o público foi realizada no dia 26, em Castanhal, em parceria com a SEMED, como parte da Semana da Consciência Negra organizada pelo Prof. Denilson Batista Rodrigues Ferreira. A CBA, em parceria com a Profa. Graça Fernandes, especialista em literatura africana, criou para evento uma série com doze banners com a temática Autores Africanos, retratando a vida e obra de importantes figuras literárias como Odete Semedo, Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Pepetela, Mia Couto, entre outros. Os banners foram utilizados pela Profa. Graça para fazer uma excelente oficina e gerar muita discussão interessante sobre a importância da literatura africana para o Brasil. Muitos professores das redes estadual e municipal de educação participaram da oficina e vão poder usar o que aprenderam, bem como os banners, que ficarão disponíveis no website da CBA para serem baixados por quem deles quiser fazer uso visando a implementação da Lei 10639.
A CBA também participou, a convite do IPHAN, do Encontro Regional para a Salvaguarda da Capoeira no Pará - Etapa Belém e Região Metropolitana, que aconteceu no dia 29 na sede do IPHAN. Na ocasião foram apresentadas as perspectivas do governo para o apoio de projetos voltados a preservação da memória cultural da Capoeira. A CBA está iniciando um plano de capacitação com as Profas Joana Carmen e Ariana Silva, para a realização, em 2016, de um conjunto de atividades voltadas para a formação sobre a África e as africanidades no Brasil para a comunidade de capoeiras e mestre de Belém.
Ao longo de todo o mês de novembro a coordenação da CBA participou ainda de diversas reuniões com a Prointer para a construção do Plano Diretor Institucional da UFPA, que irá nortear a instituição na próxima década. Neste contexto, foi reafirmada a importância da CBA e da Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional para a internacionalização da Universidade, e a necessidade de que estas venham a ter um corpo técnico próprio bem como um orçamento anual que possa fazer frente às suas crescentes demandas. Também foram discutidos aspectos estratégicos relacionados a necessidade de um espaço específico e amplo para a CBA, a necessidade de sua efetiva institucionalização, e sua vinculação administrativa, diretamente ligada ao Pró-reitor, visando a garantia de sua autonomia e o respeito aos movimentos sociais que deram origem a CBA.
No mês de dezembro que ora se inicia a CBA foi convidada a organizar uma série de atividades como parte do IV Seminário Negritude em Movimento, promovido pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônico. As atividades coordenadas pela CBA incluem:
Dia 9/12, 16:00 as 18:30 - Oficina: Conversando sobre Autores e Literatura Africana com a Profa. Esp. Graça Fernandes no Auditório do IFCH
Dia 10/12,11:00 as 12:30 – Mesa 03: Conversando sobre os pensadores africanos e a descolonização das mentes, com intervenções realizadas por estudantes africanos da UFPA sobre Amilcar Cabral (Guiné-Bissau e Cabo Verde); Samora Machel (Moçambique) e Agostinho Neto (Angola), esta mesa terá com mediador o Prof. Dr. Eloi Biquer Gomes de Guiné-Bissau, e será realizada no Auditório do IFCH
Dia 10/12, 14-16h: Oficina de danças africanas ministrada pela estudante Keila Delgado (Cabo Verde), o Grupo de dança de Cabo Verde e a Escola de Dança da UFPA, no Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF)
A parceria de longa data entre o GEAM e a CBA sempre tem trazido bons frutos e certamente o Seminário será um sucesso.
A programação completa e as inscrições estão disponíveis em: http://afroamazonico.wix.com/negritudeemmovimento


ATIVIDADE SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA DE APLICAÇÃO  DA UFPA












Oficina em castanhal




















Exposição múltiplos olhares sobre comunidades pesqueiras de moçambique







 Visita dos alunos africanos  ao quilombo do Abacatal                                                                           



                                                                           










  













Um comentário:

  1. Olá pessoal da Casa África Brasil. Gostaríamos de parabenizá-los pelo blog e pela iniciativa, em especial sobre a matéria acima pois é muito importante haver incentivadores da disseminação da cultura negra e africana no Brasil. Gostaríamos também de apresentar o trabalho da editora Kapulana que, assim como vocês, tem como objetivo promover a cultura africana - no nosso caso no ramo da literatura lusófona. Seria interessante se pudéssemos conversar um pouco mais. Nosso contato é editora@kapulana.com.br e nosso site, www.kapulana.com.br. Um abraço e ótimas festas!

    ResponderExcluir

Labels