sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Professor de Cabo verde participa de programação na Casa Brasil-África

Nos meses de setembro e outubro, a Casa Brasil-África da UFPA recebe o professor doutor Bartolomeu Lopes Varela, da Universidade de Cabo Verde (UniCV). Ele é advogado, especialista em direito educacional e doutor em Ciências da Educação, com especialidade em Desenvolvimento Curricular (U. do Minho, 2012). O professor Varela conta com grande experiência sobre a temática educativa em África e tem publicado extensamente sobre controle da qualidade educativa; administração educacional, planejamento e gestão da educação; direito educacional e sociologia jurídica.

Em sua estada na UFPA, o professor Bartolomeu irá ajudar na construção de um projeto de Mestrado em Estudos Africanos e Afrodiaspóricos ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), em parceria com a UniCV e outras instituições no Brasil e na África, e na discussão de temáticas relacionadas à educação e inclusão de pessoas em conflito com a lei, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) e na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e sobre o líder revolucionário Amílcar Cabral.
Nesta quinta-feira, 24, foi realizada, na sala da congregação do IFCH, uma reunião com os potenciais docentes do futuro mestrado para avançar na discussão e formulação da estrutura do curso. No dia 29 de setembro, ele irá se reunir, pela manhã, com os alunos africanos da UFPA, na Casa Brasil-África, para uma conversa sobre as experiências dos estudantes estrangeiros no Brasil. No dia 30, às 10h, ele fará uma palestra aberta ao público sobre "Educação superior em África: Problemas, desafios e oportunidades de cooperação Sul-Sul", na sala de audiovisual do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo, e no dia 6 de outubro, fará uma última palestra especial, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, sobre “O legado de Amílcar Cabral para a educação e a construção de uma nova sociedade”, às 15h, no auditório da Reitoria.
A vinda do professor cabo-verdiano à UFPA foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), Proex, IFCH e da Casa Brasil-África.
fonte:http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10802

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels