sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Casa Brasil-África participa das Discussões sobre Saúde da População Negra na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)


Casa Brasil-África participa das Discussões sobre Saúde da População Negra na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Coordenador da Casa Brasil África Pf. Dr. Hilton Pereira apresentando trabalho sobre saúde de populações quilombolas paraenses em uma das sessões da Abrasco.
No período de 28/7 a 1/8/2015 realiza-se na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, o XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), com a presença de cerca de cinco mil participantes em dezenas de sessões e mesas de debate sobre todos os temas relacionados à saúde no Brasil. O Congresso é um dos maiores eventos de saúde da América Latina e reúne pesquisadores, estudantes, representantes do governo e da sociedade civil (http://www.saudecoletiva.org.br/).

Os desafios à promoção de saúde da população negra tem destaque neste Congresso com quatro sessões de trabalhos e duas mesas de discussão. No dia 29, na sessão sobre Saúde das Populações Remanescentes de Quilombos e as Diferenças Raciais na Morbidade e na Mortalidade, foi apresentado o trabalho "Estado nutricional de uma população Quilombola do Estado do Pará", que é parte das pesquisas realizadas pela mestranda Raissa Guimarães, do Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia e pelo Prof. Hilton P. Silva, Coordenador da Casa Brasil-África e do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS). O resumo do trabalho está disponível em: http://www.saudecoletiva.org.br/programacao/exibe_trabalho.php?id_trabalho=2394&id_atividade=505&tipo=
Os resumos de todos os trabalhos apresentados estão disponíveis no site da Abrasco.
Durante o Congresso também foi divulgado o lançamento do Dossiê Saúde da População Negra, daRevista da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros, Volume 7, número 16, março-junho/2015(Disponível em: http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/issue/current), que foi organizado pela Profa. Edna Araújo, da Universidade Estadual de Feira de Santana e pelo Coordenador da CBA. A Coordenação da CBA também participou das discussões sobre a futura formação de Grupos de Trabalho tanto na ABPN quanto na Abrasco voltados especificamente para a discussão dos temas e políticas relacionados à saúde da população negra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels