segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ministra participa na UFPA de debates sobre igualdade racial

Por meio da Caravana pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, a professora doutora Nilma Lino Gomes. A ministra estará presente, em Belém, numa programação promovida nos dias 27 e 28 de abril. A iniciativa prevê uma série de debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil, visando ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da igualdade racial no País.
A ministra Nilma Gomes realizará uma palestra intitulada “A Efetivação dos Direitos da Igualdade Racial” durante a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos, realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, nesta segunda-feira, dia 27, a partir das 14h.

Conferência na UFPA - Já na terça-feira, 28, ocorre a Conferência “Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo”, a ser proferida pela ministra e terá a participação do reitor da UFPA, Carlos Maneschy. O evento será realizado às 17h30, no auditório da Secretária Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos da UFPA (SEGE), localizado no 3º andar do prédio da Reitoria, Campus Básico da Instituição.
Aos interessados que desejam participar da conferência, é necessário realizar inscrição antecipada, até esta sexta-feira, 24, com vistas a atender a capacidade de lotação do auditório, bem como organizar a emissão de certificados para os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas pelo e-mail nucleogera@ufpa.br.

Núcleo GERA - Esta conferência é uma proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA), coordenado pela professora Wilma de Nazaré Baía Coelho, e constitui um núcleo de pesquisas que integra e colabora na consolidação de discussões e análises mais amplas no processo de reflexão sobre as relações étnico-raciais e sua inserção e importância no universo da escolarização e da formação humana, visando debater questões acerca da discriminação e do preconceito racial e suas implicações no processo educacional, sobretudo quando relacionadas à formação de professores.

Igualdade Racial e Superação do Racismo - Durante todo o ano de 2015, a Caravana será realizada em Estados e municípios de todas as regiões do País e tem como objetivos estabelecer diálogo da Nova Gestão da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) com os diferentes Estados da Federação, visando ao desenvolvimento de parcerias com Secretarias Estaduais e Municipais; estimular Estados e Municípios à adesão ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial e, ainda, estabelecer diálogo com movimentos sociais, universidades e poder legislativo local.


Serviço:
Conferência Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial: Estratégias para a Superação do Racismo
O evento terá a participação da ministra Nilma Lino Gomes
Data e horário: 28 de abril, às 17h30.
Local: Auditório da SEGE, 3º andar do Prédio da Reitoria 
As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas até hoje, dia 24 de abril, pelo e-mail nucleogera@ufpa.br 

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels