sexta-feira, 20 de março de 2015

UFPA recebe visita da reitora da Universidade de Cabo Verde

UFPA recebe visita da reitora da Universidade de Cabo Verde

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, nesta segunda-feira, 16 de março, a visita da reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), professora Judite Nascimento. Acompanhada pelo assessor da Pró-Reitoria  de Relações Internacionais (Prointer), professor Marcelo Galvão, a reitora, que esteve com uma agenda de atividades na Instituição, participou de uma reunião com o reitor da UFPA, professor doutor Carlos Maneschy, para tratar, entre outros assuntos, de parcerias acadêmicas e projetos de mobilidade estudantil e de docentes.
A Universidade de Cabo Verde tem atualmente cerca de cinco mil estudantes e já possui parceria com a UFPA. “Para nós, é muito importante esta parceria, pois elegemos a internacionalização como uma prioridade, e nós queremos, tão logo, consolidar os projetos que temos e ampliar ainda mais esse canal. E com a UFPA, queremos dinamizar as atividades de mobilidade dos discentes e docentes, desenvolver projetos de pós-graduação conjunta, sobretudo nas áreas de segurança pública, geografia, áreas do mar e turismo”, pontuou a reitora da Uni-CV.
Cooperação - Segundo o reitor da UFPA, a possibilidade de cooperação com parceiros de várias instituições de ensino superior e de pesquisa locais, nacionais e internacionais tem um valor muito alto nas atividades acadêmicas: “Esta possibilidade de estabelecer cooperações internacionais tem sido, para a universidade, um dos seus objetivos principais. Nós queremos agora ampliar o  estreitamento das relações com essas instituições. Acreditamos que, com a visita da reitora, vai se abrir um campo maior para melhorar nossas relações de forma cooperada. Nós temos aqui (UFPA) cada vez mais estudantes e professores participando de programas de mobilidade, tendo experiências extraordinárias no campo de suas formações e, portanto, junto à sua missão institucional, agregando cada vez mais capacidade.”
Palestra – A convite do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA, a reitora de Cabo Verde ministrou a palestra “O Ordenamento do Território e o Planejamento Urbano na Cidade de Praia de Cabo Verde: condicionantes e estratégias”, e mostrou os resultados de suas pesquisas em Geografia Urbana. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Saiba maisaqui.
Nesta terça-feira, 17, a reitora visita a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA - Universitec para futuras parcerias sobre empreendimento.
Sobre a visitante - A professora Judite  Nascimento, reitora da Uni-CV, é geógrafa licenciada pela Universidade Estatal de Kharkov (Ucrânia), doutora pela Université de Rouen (França) em “Géographie, Aménagement de l’espace, urbanisme” e mestre em “Geografia Humana e Planejamento Regional e Local” pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é membro do Conselho Científico para as áreas de Ciências Exatas, presidindo a Comissão Científica para as áreas de Geografia e Ciências da Terra; desde 2012, compõe o Conselho Diretivo da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional.
Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes, Adolfo Lemos e reprodução/Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels