sexta-feira, 20 de março de 2015

PPGEO consolida parceria com a Universidade de Cabo Verde

PPGEO consolida parceria com a Universidade de Cabo Verde

O Programa de Pós-Gradução em Geografia (PPGEO) e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA promoveram nesta segunda-feira (16), no auditório do Instituto de Filosofias e Ciências Humanas (IFCH), palestra com a professora doutora Judite Nascimento, reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). A exposição da professora, que é geógrafa, teve como tema “O ordenamento do território e o planejamento urbano na cidade de Praia de Cabo Verde: condicionantes e estratégias”. A professora Judite Nascimento está em Belém cumprindo uma agenda de visitas na UFPA como parte do acordo de cooperação entre a instituição e a Uni-CV, firmado em 2009.
Durante a palestra, a professora Judite Nascimento apresentou as configurações da ocupação do território na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, apontando os traçados da malha urbana nos diferentes eixos de expansão. No município, mais de 60% do espaço é ocupado de maneira informal e há grande dificuldade em aprovar e concretizar planos urbanísticos e de gestão territorial, em parte pela indefinição sobre propriedades de terras, em parte pela prioridade dada às áreas planificadas, em detrimento das áreas chamadas de “ocupação espontânea”.
Parceria profícua - No IFCH, a parceria entre as duas instituições iniciou com o Mestrado em Segurança Pública e vem sendo ampliada ao longo dos anos. Agora, conta com um intercâmbio entre a universidade cabo-verdiana e o PPGEO. Em novembro de 2013, os professores do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), Dr. Christian Nunes da Silva, Dr. João Marcio Palheta da Silva e Dr. Clay Anderson Nunes Chagas realizaram uma missão de cinco dias, para o reconhecimento das atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade de Cabo Verde (UniCV) e a busca da criação de programas e projetos conjuntos com os professores daquela universidade.
A missão foi financiada com recursos oriundos do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI) da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPA. Como resultado das reuniões em Cabo Verde, foi firmado um acordo para o intercâmbio de professores e a abertura de vagas para que alunos daquele país africano possam cursar Mestrado em Geografia na UFPA, além da publicação conjunta de artigos e livros, entre outras, sempre objetivando a promoção de uma troca de relações entre as universidades.
O vice-coordenador do PPGEO, professor Christian Nunes, explica que o intercâmbio entre essas instituições é essencial para criar uma possibilidade real de ampliar a parceria entre Cabo Verde e Brasil, em especial nas pesquisas em ordenamento de território, que é uma linha de pesquisa do PPGEO, permitindo a percepção de similaridades e a solução de problemas nessa temática, entre a cidade de Belém e a capital de Cabo Verde, Praia, gerando troca de conhecimento e buscando a melhoria da qualidade de vida nos dois países. Além disso, o fortalecimento das relações de capacitação auxiliará na geração de profissionais capacitados na gestão do território nos dois países.
A partir deste ano, a professora Judite Nascimento passa a integrar o corpo docente do PPGEO. No final do ano de 2014, foi elaborado um edital especial para alunos carboverdianos. A seleção ocorreu em Cabo Verde e teve um aluno aprovado para cursar o mestrado em Geografia da UFPA. O aluno foi contemplado com uma bolsa CAPES e está integrado ao Programa. O objetivo é selecionar anualmente um aluno daquele país para cursar o mestrado do PPGEO. “Também propomos a mobilidade de docentes de lá, que possam vir para cá lecionar módulos, e vice-versa”, complementa a reitora.
Durante a mesa de abertura anterior à palestra, o diretor do IFCH, professor Nelson Souza Jr., enfatizou que o acordo estabelecido entre as universidades, já consolidado na formação de pessoas, alcança um novo patamar. “A partir de 2015, passa a vigorar um outro tipo de cooperação, na co-produção de conhecimento e tendo Cabo Verde como protagonista. Temos anseios ambiciosos com esse programa interinstitucional internacional”, comemora.
Novas áreas -  Além das áreas de Segurança Pública e Geografia, tem sido propostas outras frentes de parceria entre as instituições. De acordo com o professor Marcelo Galvão, assessor da Prointer, ações para os próximos anos incluem áreas como educação à distância, pesquisa e ensino de história da África, estudos sobre violência baseada no gênero, empreendedorismo universitário, incubação de empresas, inovação tecnológica e propriedade intelectual. “É pertinente também fazer referência a um plano de configuração, no IFCH, de um mestrado em estudos afroatlânticos e ou/afrodiaspóricos, que aborde a literatura africana de expressão portuguesa e suas influências no contexto histórico e atlântico”, informa Galvão. A reitora da Uni-CV também ressalta a possibilidade de intercâmbio entre a recém-criada Escola de Mar, em Cabo Verde, e o campus de Bragança da UFPA.
Texto: Ádria Azevedo – Ascom IFCH
Fotos: Adolfo Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels