quarta-feira, 25 de março de 2015

NOTICIAS: Cultura africana será incluída em colegiado nacional

Gestão Cultural

Objetivo é incluir também representantes da capoeira, cultura alimentar, hip hop e LGBT no Conselho Nacional de Política Cultural


O modelo do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) deverá ser revisado após pedido da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. Ela defendeu, nessa quarta-feira (28), a revisão para incluir novos setores culturais no colegiado. 

O objetivo é incluir segmentos da Cultura dos Povos e Comunidades tradicionais de matriz africana e de outros setores que ainda não foram contemplados. "Vamos ampliar as cadeiras de representação do plenário do CNPC para a capoeira, cultura alimentar, hip hop, cultura LGBT, cultura de matriz africana e cultura quilombola", afirmou a secretária.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros, participou da reunião e destacou a importância do conselho na inclusão social. "Quem mais se beneficiou foi o setor negro da comunidade. Esse processo foi intensificado através de políticas afirmativas, com o uso das cotas. Isso proporcionou um número maior de negros nas universidades brasileiras. O que amplia a crença da população negra nas oportunidades sociais e gera um sentimento de pertencimento", afirmou a ministra.

Participaram também do debate o secretário do CNPC, Bernardo Mata Machado, o suplente da Secretaria Estadual da Promoção Social, Pedro Vasconcellos, e representantes da sociedade civil.
Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels