quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Políticas Públicas e Ações Afirmativas são tema de Seminário na UFPA


Discutir o cenário étnico/racial nas universidades brasileiras é uma das formas de combater o preconceito. Por isto, o seminário “Políticas Públicas e Ações Afirmativas” traz à tona a discussão da relação entre as ações afirmativas e as políticas públicas em prol da igualdade racial na sociedade, principalmente nas universidades públicas. O evento será realizado no dia 30 de setembro de 2014, das 14h30min às 17h, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A programação coordenada pela pesquisadora Maria Antônia Cardoso é aberta ao público e gratuita. A palestrante do evento é a pesquisadora Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade Étnico Racial da UFPA.
Maria Antônia explica que o evento discute as ações afirmativas e as políticas públicas em um âmbito nacional; e analisa como este cenário se encontra na UFPA. “Precisamos reconhecer as vitórias que a mobilização em torno da igualdade racial conseguiu, expressa mais recentemente pela criação do Estatuto de Igualdade Racial e pela concretização da Lei das Cotas para estudantes em universidades federais. A discussão deste assunto é necessária para reafirmar a igualdade racial na sociedade”, conta a professora.
O evento é uma realização do Programa de extensão “Acessando Política Pública e Raça/Etnia” – PEPRE, também coordenado pela Professora Maria Antônia Cardoso. Para ela, o evento deverá esclarecer para a população todos os prejuízos causados pelo preconceito racial.
“O Brasil vive um processo de afirmação dos direitos das minorias e, mesmo com todos os mecanismos legais, o racismo ainda está presente em nossa sociedade. Este seminário é essencial para que possam ser discutidos todos os malefícios causados pelo racismo.”
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas pelo E-mail:programapepre@hotmail.com, sala do PEPRE (ICSA – 2º andar) ou no dia do evento.
Serviço: 
Seminário: Políticas Públicas e Ações Afirmativas
Data: 30 de Setembro de 2014
Local: Auditório do ICSA (2º andar)
Hora: das 14:30 às 17h
Mais informações: www.icsa.ufpa.br
Texto: Daniel Dias – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels