quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bispo auxiliar recebe pesquisadodes de Cabo Verde


Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, recebeu em sua residência os pesquisadores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que estão em missão na UFPA desde o dia 14 de agosto. A delegação cabo-verdiana, chefiada pelo professor doutor Arlindo Mendes, foi acompanhada por docentes da UFPA que coordenam na instituição o projeto de pesquisa que serve de âncora à missão.
A recepção, marcada pelo próprio Dom Teodoro, foi um atendimento ao desejo de cumprimentá-lo, expresso por integrantes da delegação da Uni-CV, e oportunidade para saudar e dar conhecimento da missão à ilustre autoridade religiosa católica de Cabo Verde no Pará, além de lhe prestar informações atualizadas a respeito do país, em particular, da Ilha de Santiago, da qual ele é nativo.
Presença de Dom Vicente Zico - Logo nos primeiros momentos do encontro, o 8º arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, que também deu brilho ao evento, demonstrou simpatia ao elogiar o bispo auxiliar. “É um presente de Cabo Verde para Belém”, disse. Ainda se referiu a ele como um servo de Deus, incansável e dedicado ao trabalho. A comoção foi geral.
Testemunho sobre o Círio de Nazaré - Perguntado sobre como se sentiu ao vivenciar pela primeira vez as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Dom Teodoro foi enfático e convincente: “Impressionante!” E comentou que é difícil descrever o Círio, sendo preciso que as pessoas participem dele para o entenderem. Esse magno acontecimento anual, a cada segundo domingo de outubro, tem uma dimensão mundial, gera uma solidariedade social contagiante, unindo as pessoas de todas as categorias sociais. “É preciso que o Círio seja divulgado em Cabo Verde”, sugeriu um pesquisador daquele país irmão. E outro se manifestou: “Afinal, somente depois que cheguei aqui é que passei a avaliar a grandeza da cidade de Belém, que já possui mais de dois milhões de pessoas. Eu antes pensava se tratar de uma cidade pequena. Também, a imensidão da água doce dos rios com ondas! São verdadeiros mares!”
Ao término do jantar e após a sessão de fotos, os convidados reiteraram o carinho e a admiração a D. Teodoro, com palavras também de agradecimento. Este socializou o seu contentamento a todos e o apreço à parceria entre as duas universidades. Com uma oração, abençoou a missão e o retorno a Cabo Verde de parte da delegação, previsto para o próximo dia 10 de setembro.
Texto: Divulgação / Prointer
Foto: Lasig/UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels