terça-feira, 26 de agosto de 2014

Missão de pesquisadores de Cabo Verde vista a UFPA


Até o dia 10 de setembro de 2014, permanecerá na Universidade Federal do Pará, uma delegação de pesquisadores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), cuja missão enquadra-se num projeto de investigação aprovado pelo Edital Capes/AULP e tem relação com o Mestrado em Segurança Pública da Uni-CV em parceria com a UFPA, primeira edição, e também com o Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos da instituição brasileira.
O projeto envolve pesquisadores das duas universidades, sob a coordenação da professora doutora Sílvia Almeida, do curso de Estatística da UFPA, e do professor doutor Arlindo Mendes, presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV, com a participação dos professores doutores Edson Ramos, Luis Fernando Cardoso, Marcelo Galvão, Adrilayne Araújo, Fernanda Nummer e Edna Alencar. Participam, ainda, alunos da graduação e da pós-graduação do referido mestrado de ambas as universidades.
A delegação da Uni-CV é constituída pelo doutor Arlindo Mendes; o mestrando Manuel António Alves, comandante da Polícia Nacional de Cabo Verde; e pelo discente de Estatística, Mikael António Robalo Tavares. São esperados mais alunos da Universidade de Cabo Verde nesta semana.
Missão iniciou-se no dia 14 de agosto - No primeiro dia da missão, os cabo-verdianos foram recebidos na Secretaria dos Conselhos Superiores da UFPA pelo pró-reitor de Relações Internacionais, professor Flávio Sidrim Nassar, acompanhado da diretora de Projetos Especiais,  professora Lindalva Canaan Moraes, e do assessor, professor Marcelo Galvão, para as boas-vidas. Durante o encontro, o pró-reitor destacou as excelentes relações entre as universidades parceiras, desejou uma excelente estadia aos pesquisadores e desejou o aprofundamento da parceria com a Uni-CV e, por meio desta, a aproximação da UFPA a outras universidades africanas de língua portuguesa.
Ações - Um intenso programa da missão foi preparado para contemplar, entre outras, as seguintes ações: visitas às instalações do campus universitário e aos dirigentes acadêmicos dos diversos institutos e outras organizações da Universidade; participação em palestras organizadas pela Casa Brasil-África em conjunto com o Grupo de Estudos Afro-amazônico; visitas aos órgãos de segurança pública do Pará, nomeadamente, os Comandos de Policiamento da Capital, de Missões Especiais, de Policiamento Regional, bem como o Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará. Além de sessões diárias de treinamento estatístico sob a responsabilidade de pesquisadores do Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento para os estudantes da Uni-CV, prevê-se a apresentação de duas palestras – uma sobre a segurança pública em Cabo Verde e sua relação com a imigração, pelo mestrando Manuel Alves, que também concluirá o texto de sua dissertação para defesa em Outubro; e outra alusiva ao significado da morte na cultura cabo-verdiana e africana, em geral, pelo professor Arlindo Mendes.
As impressões dos integrantes da missão à chegada e durante os primeiros dias revelaram-se positivas, “para além das minhas expectativas”, segundo o mestrando Manuel Alves. Provaram o açaí pela primeira vez, in loco, e o aprovaram. O estudante Mikael Taveres ficado admirado com o sabor açai e por ter podido experimentar o que ele só tinha conhecimento por meio das telenovelas brasileiras. Os integrantes da missão também ficaram encantados com a beleza arquitectónica de Belém, que muito lembra as cidades de Cabo Verde, e extasiaram-se perante com a agitação noturna e a vida cultural, em particular a música regional.
Está previsto um encontro com o reitor Carlos Maneschy, antes do regresso dos pesquisadores a Cabo Verde.
Publicado em: 25.08.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels