quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Alunos africanos reúnem-se para discutir Assistência Estudantil na UFPA


“O maior motivo de estarmos aqui é o fato de que em nos nossos países não existem muitas universidades, então, viemos buscar conhecimento aqui para depois voltar e ajudar no nosso país. Mas enfrentamos muitas dificuldades ao longo deste processo, a primeira delas é a psicológica, depois vem a financeira. Mas quando temos dificuldades, procuramos a UFPA e geralmente recebemos apoio”, conta o congolês Gael Mayombo, estudante de Ciências Contábeis e representante da Associação de Estudantes Estrangeiros da Universidade Federal do Pará (UFPA). E para continuar ajudando os estudantes africanos, foi realizado um debate que contou com a presença de mais de 20 alunos e representantes da Casa Brasil-África e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).  O encontro ocorreu no auditório da Reitoria na manhã desta sexta-feira, 22.
Assim como ele, cerca de 70 estudantes africanos estudam na UFPA por meio de intercâmbio. Os alunos que participaram da reunião desta sexta pontuaram várias dificuldades, desde a diferença de idioma à falta de atendimento à saúde. Para o diretor de Assistência Estudantil da Proex, José Maia, o bate-papo com os estrangeiros é fundamental: “Conversando com eles, podemos conhecer melhor a realidade desses alunos, quais são suas demandas e necessidades para melhor atendermos eles, seja no acompanhamento pedagógico, no financeiro, de saúde, seja na moradia. Essa reunião foi importante para que possamos conhecê-los e mostrar que a UFPA está aqui para ampará-los”. Além do diretor, também pela Proex, esteve presente a pedagoga e coordenadora de Integração Estudantil, Ana Clotilde Colares.
Acolhimento - A Casa Brasil-África tem como objetivo promover o intercâmbio científico, técnico e cultural entre a UFPA e instituições dos países do Continente Africano. Assim como promover a discussão, o envolvimento e a divulgação para gerar um maior conhecimento dos alunos africanos sobre a realidade brasileira. “A Casa tem atuado na recepção e acolhimento dos alunos africanos e fazendo conexões com a Proex para facilitar a vida dos estudantes aqui, na UFPA. E pretendemos que a Casa seja sempre um espaço para receber os alunos, africanos ou não, que tenham interesse na África e em questões de africanidade no Brasil”, pontuou o coordenador do espaço, professor Hilton Silva.
Auxílios - A maioria dos apoios ofertados pela Proex é direcionada para alunos estrangeiros e não estrangeiros e, entre eles, estão os seguintes: Auxílios permanência, moradia, alimentação, material didático, saúde, língua estrangeira, entre outros. Só em 2014, mais de 1.600 auxílios foram concedidos aos estudantes de graduação. Quem quiser se cadastrar em um deles pode visitar a Proex e a Casa Brasil-África.

Texto: Amanda Campelo – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels