quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Casa Brasil-África sob nova coordenação

A Casa Brasil-África (CBA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), está sob nova coordenação. O professor de bioantropologia Hilton P. Silva, assumiu a direção da CBA em agosto e já realizou três reuniões com os estudantes africanos para se apresentar e conhecê-los. A última reunião ocorreu na sexta-feira, 11 de outubro, às 17h, na Casa Brasil-África para discutir as atividades do mês de novembro, considerado o Mês da Consciência Negra, e os planos de gestão para o ano de 2014. Participaram cerca de 20 alunos de diversos países e os planos para o mês de novembro começaram a ser construídos coletivamente.
A Casa trabalha com estudantes, professores e representantes de movimentos sociais, e apoia as lutas contra o preconceito e o racismo que sofrem os africanos e os afro-descentes, bem como possibilita uma maior visibilidade aos estudos sobre as africanidades, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos em âmbito acadêmico na UFPA.
Neste primeiro momento a coordenação está reconhecendo e ouvindo os alunos africanos, informando a eles sobre a Casa e suas atribuições e, com as diversas reuniões, construindo conjuntamente uma agenda de trabalho para a CBA e também para a Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional. A agenda em fase de construção objetiva cumprir as finalidades da CBA no curto, médio e longo prazo.

Cátedra Brasil-África: A Cátedra Brasil-África de Cooperação Internacional da UFPA está ligada a Casa Brasil-África e visa colaborar para a ampliação do intercâmbio entre a Amazônia e a África através de atividades científicas e culturais, incentivo a pesquisas sobre a África e a diáspora africana em todas as suas dimensões e apoio aos movimentos negros no Brasil e na África. No momento a Cátedra está articulando convênios com entidades similares em diversos países africanos.

Casa Brasil-África – A Casa Brasil-África surgiu por meio de uma parceria da UFPA com o Grupo de Estudo Afro-Amazônico, em 2006, objetivando dar maior visibilidade aos estudos sobre a África e a ancestralidade africana no Brasil, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A CBA, que é vinculada a Pró-reitoria de Relações Internacionais da UFPA - PROINTER, organiza eventos e atividades mostrando que a diversidade cultural daquele continente merece ser conhecida e respeitada, e as tradições da África no Brasil precisam ser valorizadas. Além disso, a CBA tem por finalidades apoiar os estudantes africanos na UFPA, promover o intercâmbio científico, técnico e cultural entre a UFPA e instituições dos países do Continente Africano, estimular e divulgar cursos de graduação e pós-graduação sobre temas voltados para a problemática dos países africanos e que estudem questões referentes aos afrodescendentes, entre outras ações de fomento ao engajamento Brasil-África.
CBA está localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, Campus do Guamá, Belém. O secretário bolsista da Casa é o Duterval Jésuka. O telefone da CBA é (91) 3201-8365, e-mail é casabrasilafrica@gmail.com e nosso blog é http://casaafricabrasil.blogspot.com.br/


Com a colaboração de Beatriz Santos- Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels