quinta-feira, 10 de outubro de 2013

África do Sul pode perder o título de maior economia de África

Após as várias greves que vêm a acontecer ao longo do ano dos mineiros de ouro e platina, a economiasul-africana está “tremida”. A última greve aconteceu na mina de ouro Harmony Gold em Joanesburgo. Foram mais de 15 mil trabalhadores que baixaram as suas ferramentas e paralisaram a mina, exigindo a remoção da sua liderança sindical local e pedindo bónus livres de impostos. A paralisação aconteceu exactamente um ano depois de uma greve mortal ter sido lançada na mina de plantina em Lonmin´s Marikana Johanesburgo, que deixou 34 mortos.
Uma greve prolongada na indústria do ouro da África do Sul prejudicaria a maior economia da África.
A onda de greves que varrem o sul da África, vai desvalorizar o Rand nos próximos quatro anos, o que levantou preocupações de desaceleração do crescimento. As paralisações na indústria automobilística e no sector da construção já vêm pondo a economia em dificuldades e o encerramento de minas de ouro poderia prejudicar uma indústria que produziu já um terço do ouro do mundo, mas está em rápido declínio nas duas décadas.
Os economistas dizem que a economia da África do Sul, que já sofre de crescimento lento e alta taxa de desemprego, não se pode dar ao luxo de fechar a indústria do ouro.
O trabalho e a gerência são pólos à parte em salários, com a União Nacional de Mineiros, dominante, em busca de aumentos de 60 por cento para os mineiros de nível profissional e o seu rival mais intransigente, a Associação da União de Construção e Mineiros, a reivindicar aumentos de 150 por cento.
Os empregadores dizem que eles não conseguem suportar esses valores devido ao acréscimo dos custos e aos preços deprimidos. O resultado é cortes de emprego, mais desassossego e aumento de greves no sector mineral.
A empresa de gestão de recursos humanos, Adcorp, prevê perdas de emprego de 140 mil em toda a indústria de mineração ao longo dos próximos três anos. A maioria dos 80 mil mineiros em todo o sector que vem fazendo greves já aceitou uma oferta salarial de 8 % e voltou ao trabalho. Mas os trabalhadores das minas da Harmony Gold do Estado Livre central e das províncias a noroeste do Cabo estavam à espera de um melhor acordo. O sindicato dos mineiros vem exigindo um aumento de 60%. Os empregadores tinham oferecido 6% a mesma que a taxa de inflação. Os responsáveis da mina Harmony Gold disseram que os seus funcionários já aceitaram o acordo de pagamento, tal como noticiou a agência de notícias AFP.
A indústria de ouro da África do Sul é uma das maiores do mundo. Mas vem caindo a pique nos últimos anos, enquanto o sector de platina ainda está a recuperar da violência ocorrida durante as greves do ano passado.
No entanto, a mineração ainda é o sector mais importante da economia da África do Sul. Os minerais e metais contam cerca de 60% de todas as receitas de exportação, a mineração contribui em cerca de 10% para o PIB da África do Sul, sendo que 513.211 empregos foram criados no sector em 2011. A África do Sul é a maior produtora de platina do mundo , com 80% das reservas mundiais, tendo 50% das reservas mundiais conhecidas de ouro segundo informação da Câmara de Minas Sul Africanas.
Por muitos anos, a África do Sul foi, de longe, o maior produtor mundial de ouro, mas agora é o quinto maior, com apenas 6% da produção mundial. A União Nacional de Mineiros (NUM) representa cerca de 64% dos 120 mil garimpeiros da África do Sul.
Qual seria o país da África que poderá beneficiar e assumir a posição de maior economia da Africa? A Nigéria está na liderança para lutar pelo título contra a África do Sul.
O que irá acontecer se a Nigéria reenvindica este título? Será que isso afectaria a adesão dos Brics na África do Sul, e será que a Nigéria se tornará o parceiro preferencial da África para o Brasil, Rússia, Índia e China? Muitas são as perguntas e parece que somente os mineiros ficam com esse poder da decisão continuando ou não com as greves.
Ediana Miguel Cidade do Cabo, África do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Labels